Gincana cultural será no mês de julho

A primeira Gincana de Belterra aconteceu na sede social do União Esporte Clube denominada “Gincana de Férias” com as equipes UNIBEL (torcida do UEC) e BELT (torcida do ABC). O evento idealizado pela belterrense Lígia Mônica e pelo santareno André Cavalcante tinha finalidade de atrair a juventude que estava de férias das atividades escolares e visitantes para um momento de alegria e cultura.
Em 1996, a gincana de férias passou a se chamar Gincana Cultural, sendo realizada todo mês de maio em comemoração ao aniversário de Belterra, e com participação de três equipes:
HUTERERÊ – Alegria! Com um coringa como símbolo da diversão, distração e vitória, e nas cores verde e branca.
EKIPIRAÇA – Representando a força e a união de um povo, tendo como mascote um halterofilista, e nas cores azul e branca.
OS PIRATAS – Grupo livre, fora de regras, aventureiro e ousado com o símbolo de uma caveira (perigo constante para a concorrência), e nas cores preta, vermelha e branca.
Essa disputa aconteceu na quadra da Escola Santo Antonio e os participantes (no mínimo 50 por equipe) eram separados por cordas dentro da quadra. A equipe Hutererê foi a campeã, EkipiRaça em segundo e Os Piratas em terceiro.
Durante anos a gincana é palco de grandes apresentações atraindo público de várias cidades do país e lotando a quadra de esportes da Escola Santo Antonio. Somente no ano 2000 não houve a competição. Atualmente, as equipes competidoras são Ekipe Raça e Os Piratas, e esse ano, segundo o blog de Mônica Belterra, a Gincana Cultural voltará a ser nas férias escolares do mês de julho.
Foto Rede Mocoronga
Foto Blog Mizael Santos

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*