Belterra "A Cidade Americana"

Belterra fica há 48 Km de Santarém é acessível por estrada não pavimentada, barco e tem uma pista de 2.000 m para pequenas aeronaves. Sua população é de pouco mais de 14.000 habitantes e sua história é singular. Em 1927 a Ford Motor Company, líder na industria automobilística nos EUA, conseguiu junto ao governo brasileiro a concessão de uma área de um milhão de hectares para o plantio de seringueiras nos municípios de Itaituba e Aveiro. Assim surgiu a Fordlândia, uma cidade inspirada no estilo das pequenas cidades do sul do EUA com o objetivo de produção de borracha. Em 1934, devido ao surgimento dos primeiros problemas da “doença das folhas” e como Fordlândia ficava distante de Santarém e ainda pelo fato do rio Tapajós não oferecer navegabilidade durante os meses de seca para navios de grande porte, Ford conseguiu permutar uma área de 281.500 hectares por uma área de igual tamanho mais próximo de Santarém. Surgia assim, a cidade de Belterra, que tal qual Fordlândia tinha toda a infra-estrutura de uma cidade

  1. raimundo cardoso de melo’s avatar

    Talvez nunca mais eu veja minha querida Belterra, mas deixo aqui minha declaração de amor pelo berço onde nasci, em 1948, no Hospital Henry Ford.

    Sai daí em 1977, ano em que fui campeão de bicicletas, tento o Pedro Maranhão como 2°, quase junto comigo! E fiz tudo pelo meu Santa Cruz, sob o comando do meu querido amigo Joca Pantoja, a quem devo minha vida. Nunca me esqueço!

    Hoje eu moro em Sorocaba, São Paulo, depois de ter rodado o Brasil quase todo. Sinto muita saudade meus amigos e parentes: Toda família Pantoja, toda família Sena, Família Cabral, Meu tio Antonio Marcos, casado com tia Carminha(já falecida,)e todos os meus primos, saudades da creche, das professoras Maria Pantoja, Emília, Isaulina, Maria do Carmo, toda família do João Lino pai do Doca e do Zé papagaio, de andar no pau-de-arara do seu Mota, do Zé Rufino, e do Vilmar. Em fim, faltaria espaço para eu declarar tanta gente na minha saudade. Fica aqui meu voto de muita paz à minha gente de Belterra, tanto quem ainda está por aí, como tantos quantos já saíram, principalmente da estrada 8. Amo vcs.

    Responder

    1. Marinei Silva Oliveira’s avatar

      Também sou de Belterra. Saí de lá criança, Talvez tu tenhas conhecido o meu pai, conhecido como “Roldão”, sou prima da Nadir Pantoja, e amiga do Joca e da Rionete, grandes e queridos amigos. Quando saímos de lá viemos para Manaus.

      Sucesso pra ti.

      Responder

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *